Tempo, duração e outras alternativas…
Em nossa série de postagem sobre lentes de contato dentais, ainda restavam algumas dúvidas, continue sua leitura e fique atualizado sobre lentes de contato dentais….
Depois do tratamento, poderei comer normalmente?
Sim. Além de resistentes, as lentes e facetas de porcelana permitem que você mastigue os mesmos alimentos realizados com dentes naturais. Mas é preciso, ter os mesmo cuidados que tinha com os dente naturais, estar atento aos maus hábitos por exemplo: roer unhas, mastigar objetos, ou à presença de bruxismo severo.
Quanto tempo dura o tratamento?
O dente fica pronto no mesmo dia. Isso mesmo 1 dia. A diferença entre lentes de contato dental e facetas de porcelana não implicam no tempo de tratamento. Entretanto, leve em conta que diversos procedimentos prévios, como clareamento dental, simulação fotográfica e sobre os dentes (mockups) e tratamento das gengivas podem aumentar o tempo final de tratamento.
A faceta dentária de resina é uma alternativa confiável?
Depende. O material utilizado na faceta de resina, apesar dos excelentes resultados estéticos desta técnica, traz como desvantagens a menor durabilidade – com o tempo, fica amarelado e sem brilho – e menor resistência a fraturas e desgastes. Por outro lado, indicações corretas para este tipo de faceta dentária laminada podem fazer dela uma opção interessante dado o preço mais em conta, o menor tempo de tratamento – podem ser executadas em apenas um dia – e a facilidade para reparos.
Quais problemas podem aparecer se o dentista selecionar a técnica errada?
Fraturas e, principalmente, resultados estéticos insatisfatórios. Bons exemplos destas situações são o uso das lentes de contato dental para correção de dentes tortos e girados, que exigem desgastes dentários para alinhá-los, ou sobre dentes severamente escurecidos após tratamento de canal ou ainda manchados por antibióticos.